quarta-feira, 15 de junho de 2011

Descrição De Cargo

Quando se trata de estar apto para definir desenho, análise, descrição e especificação de cargos é para entender como o desenho de cargo afeta as práticas de RH e depois descrever os métodos obtidos na informação e os ajustando com o objetivo de ter as especificações precisas do cargo e os critérios a exigir do futuro ocupante.
Em um âmbito sobre as especificações, análise e descrição de cargos é importante salientar a conceituação para interpretar de uma maneira coesa na tomada de decisão, tendo como exemplo um modelo de entrevista e um questionário onde será feita a colheita de informações sobre os cargos para montar uma descrição de cargo detalhada com as relações, responsabilidades e experiências exigidas com o propósito de fazer um mapeamento das especificidades do cargo para estar redesenhando a estrutura e coligindo conforme o desempenho de cada um, tornando-o mais flexível e mutável.

 http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=e7m3hs6h9



Qualidade de vida no Trabalho

Artigo escrito para a Palestra Qualidade de Vida no Trabalho no IV Congresso Norte Paranaense de Recursos Humanos, em Londrina - Paraná.


Vivemos numa sociedade em mudanças e num momento excitante para as organizações. A sociedade percebe que a Qualidade de Vida e a Saúde são ativos importantes, envolvendo dimensões física,intelectual, emocional, profissional, espiritual e social. Práticas inadequadas no ambiente de trabalho geram impacto negativo na saúde física e emocional dos empregados e na saúde financeira das empresas. Baixa motivação, falta de atenção, diminuição de produtividade e alta rotatividade criam uma energia negativa que repercute na família, na sociedade e no sistema médico. Segundo Domenico de Masi, vivemos e trabalhamos numa sociedade do futuro, mas continuamos a usar os instrumentos do passado.Felizmente, para algumas empresas inovadoras e conscientes, este cenário não faz parte de sua realidade atual. As dez melhores empresas para se trabalhar (Guia Exame 2001) transformaram o ambiente de trabalho e a Saúde emocional e física em vantagem competitiva, tendo plena convicção estratégica de que quanto mais eliciar satisfação, mais retorno terão em produtividade, criando assim a visão de uma organização mais privilegiada, competitiva e equilibrada.

http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=a7o2sdrwi

terça-feira, 14 de junho de 2011

Gestão de Pessoas

Resumo

O atual momento das organizações requer áreas de gestão que gerem

comprometimento por parte dos empregados. A competiçãoo acirrada fez com

que model os tradicionais de gestão fossem substituidos por modelos

contemporáneos, a fim de gerar valor agregado aos produtos e serviços e

proporcionar maior realizão pessoal e profissional aos trabalhadores. Neste

contexto, o propósito deste texto consiste em abordar algumas ferramentas

que podem auxiliar no processo de gestão, apontando alguns aspectos

relevantes em relazação e utilização das mesmas, de forma que os seus resultados

possam ser maximizados.


http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/cap_humano/2.pdf

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO X AUTO- REALIZAÇÃO HUMANA

Resumo

A qualidade de vida no trabalho proporciona uma maior participação por parte dos

funcionários, criando um ambiente de integração com superiores, com colegas de trabalho,

com o próprio ambiente de trabalho, visando sempre a compreensão das necessidades dos

funcionários. A QVT se preocupa principalmente com dois aspectos importantes que é o bem-

estar do trabalhador e com a eficácia organizacional. Com a necessidade das empresas se

tornarem mais competitivas no mercado veio à busca incessante da qualidade total.

Acompanhando esta qualidade total também surgiu a QVT, que está focalizada no potencial

humano e no meio que convive em todos os sentidos. Um programa adequado de QVT busca

uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimento pessoal ao

indivíduo.


http://www.icpg.com.br/artigos/rev03-12.pdf

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: O papel do Gestor de RH

RESUMO 
  O presente artigo tem por escopo analisar as funções precípuas que um gestor de 
RH desempenha em uma empresa, mostrando a importância do mesmo para o sucesso da 
atividade empresarial. Mostrar-se-á neste artigo, também, a necessidade de se implantar 
programas nas empresas, com vistas ao aperfeiçoamento dos líderes desta. 

http://www.viannajr.edu.br/site/menu/publicacoes/publicacao_%20adm/pdf/edicao3/adm_recursos_humanos.pdf

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA DE RECURSOS HUMANOS

RESUMO

As empresas devem cada vez mais procurar sua eficiência produtiva, verificando processos e

sistemas, sendo assim a auditoria se torna peça fundamental para tal objetivo. A auditoria

estuda a veracidade das informações do controle interno. A mesma se ramifica em diversas

áreas de estudos, sendo uma delas a auditoria de recursos humanos. A auditoria de Recursos

Humanos trata se de uma analise aprofundada sobre o sistema de funcionamento que envolve

a área de recursos humanos, enfatizando os aspectos: qualidade e serviço, rotinas

burocratizadas de gestão de pessoal, a fim de prevenir e ou evitar demandas judiciais e

infrações administrativas. O presente artigo procura demonstrar a utilização da auditoria de

recursos humanos dentro do ambiente organizacional, logo após apresentamos alguns

modelos de ferramentas que auxilia a empresa não só para a auditoria de RH, mas para o

crescimento da organização. O método utilizado foi uma pesquisa bibliografia para maior

entendimento sobre o tema tratado, descritiva e qualitativa. Com o termino da pesquisa

observamos que é extremamente necessário as empresas possuírem a auditoria em seus

processos, pois essas práticas fortalecerão as estruturas da organização podendo levar as

mesmas ao sucesso.


http://www.contabilidadeamazonia.com.br/artigos/artigo_54artigo_05.pdf