terça-feira, 29 de março de 2011

A IMPORTÂNCIA DO RH

A importância do RH

Uma análise da área de Gestão de Recursos Humanos nas empresas brasileiras revela uma heterogeneidade de conceitos e práticas. Essa heterogeneidade ocorre porque a área apresenta distintos estágios de desenvolvimento. Este artigo analisa esses estágios e, baseando-se em uma pesquisa com presidentes, classifica a situação de suas empresas e discute os desafi os para a transformação efetivamente estratégica da área.
por Betania Tanure, FDC / Insead e Paul Evans, Insead

http://www16.fgv.br/rae/executivo/index.cfm?FuseAction=Artigo&ID=4640&Secao=FATORHUMAN&Volume=5&Numero=5&Ano=2006

5 comentários:

  1. Esse artigo mostra que, ao contrário do que todos pensam, a área de Gestão de RH não é homogênea. O conjunto de "respostas de prateleira" que a área de RH possui não deve ser usada para qualquer realidade existente. Cada empresa pode moldar seu setor de RH e obter ,assim, resultados bem distintos. Foi constatado que a falta de compreensão desse fato está na base das confusões sobre o papel dessa área na empresa.
    Identificou-se 4 formas, ou etapas, de moldar a GRH. Cada uma evidencia um conjunto distinto de suposições sobre a ligação entre a gestão de pessoas e o desempenho da empresa. São elas:
    EXECUÇÃO - É focada na ação e diz respeito às tarefas típicas da área de RH.
    CONSTRUÇÃO DOS FUNDAMENTOS - O foco é na edificação de infra-estrutura adequada.
    REALINHAMENTO - Tem como perspectiva teórica o ajuste externo, isto é, a adequação da teoria da contingência entre uma organização e seu ambiente competitivo.
    DIREÇÃO - A função do RH é preparar as pessoas para os desafios do futuro, que incluem especialmente a capacidade de navegar entre forças contraditórias.
    Gestão dos Paradoxos - Em um mundo globalizado e em constante transformação, o caminho para o cescimento exige das empresas um olhar atento às mudanças. Nesse processo a GRH exige abandonar o cômodo e dedicar-se a entender o verdadeiro papel das pessoas no desempenho da empresa.

    ResponderExcluir
  2. O RH é de grande relevância para uma empresa, pois, como o próprio artigo mostra, quando as organizações priorizam os seus coloboradores dando suporte paa que eles cresçam (consequentemente fazendo a empresa crescer também), os resultados que aquelas alcançam são bem superiores e de forma constante. No entanto, a pesquisa mostra que poucas são as empresas que reconhecem a área de RH como parceira na evolução da estratégia do negócio. Assim, compreendo que o que deve ser feito é dar a devida atenção a esse setor que tanto contribui para os resultados de um negócio.

    ResponderExcluir
  3. Cada organização, padroniza de diferentes maneiras,a forma de como se deve administrar seus colaboradores. Tais maneiras devem seguir uma linha de raciocínio e de conceitos. Mas o que vai diferenciar a gestão de cada empresa está baseada na importância que se atribui a tal administração.

    ResponderExcluir
  4. Lendo o artigo da Palloma, está claro que o RH não deve ser empregado da mesma forma em várias empresas. Você tem que moldar o seu RH para que ele funcione de acordo com as especificações da sua empresa. Por exemplo: Jamais o RH de uma multinacional será igual a o de uma pequena empresa. Isso porque o tratamento com os funcionários deve ser diferente, as regras e normas. Ou seja um RH deve ser de acordo com o que a empresa precisa.

    ResponderExcluir
  5. O setor de RH é muito complexo com papéis e funções de grande escala no funcionamento das empresas, pois tende a avaliar o desempenho dos colaboradores, os sistemas de recompensa a nível de trabalho, além de elaborar treinamentos e desenvolvimento pessoal para favorecer o desempenho da empresa em sua totalidade. POis assim contribui no desenvolvimento de suas habilidades preocupando-se em unir o desempenho às futuras compensações individuais, harmonizando com as estratégias da empresa, até mesmo melhorando o relacionamento com os funcionários. Tendo em vista que há variações de empresa para empresa, o modo de funcionamento dessa estrutura.

    ResponderExcluir