INOVAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
RESUMO
RESUMO
A Administração Pública- AP no Brasil sofre mudanças necessárias a adequá-la a novas necessidades da população/clientela e a novas atribuições. Algumas organizações têm se antecipado aos problemas e até servem de referência à iniciativa privada. Outras acontecem a tempo de adaptar a máquina pública às novidades tecnológicas, legais, culturais, e de demanda. Entretanto, algumas outras acontecem a reboque dos demais setores da sociedade e/ou até tardiamente. O que é comum a todas estas é o processo contínuo e o ritmo ora se mostrando mais célere, ora satisfatório e outrora mais lento do que o ideal. Neste contexto, insere-se a necessidade de iniciativas inovadoras de gestão- IIGs. Algumas destas são adaptações de práticas até então existentes na iniciativa privada e que ainda não havia correspondente na AP. Outras, já haviam sido implantadas, em alguns órgãos, mas os resultados ainda não haviam sido compartilhados. Entretanto, algumas outras parecem ter sido originadas e/ou desenvolvidas no seio da AP após décadas de tentativas fracassadas, pesquisas acadêmicas e científicas e iniciativas de sucesso. Buscou-se IIGs não-cobertas por sigilo profissional/legal, reconhecidamente inovadoras por órgãos competentes e, de preferência, já premiadas por este motivo.
É importante perceber que para o bom funcionamento de uma organização é muito importante o Desenvolvimento de Pessoas, isso se faz possível acompanhando as pessoas mais de perto para identificar carências, necessidades, potenciais criativos, talentos individuais, bem como promover a motivação, a socialização e o comprometimento das pessoas com os objetivos da organização. A oferta permanente de Capacitação e Aperfeiçoamento são componentes instrumentais para que o gestor de pessoas possa combinar os conhecimentos que as pessoas trazem de fora da organização com os conhecimentos necessários ao desempenho funcional satisfatório.
ResponderExcluirAvaliações de Desempenho funcional é essencial por ser um meio de combater a diversidade no ambiente de trabalho, além de fraudes nos processos seletivos internos para ocupação de funções gerenciais e de ascensão na carreira profissional dos servidores públicos. Contudo, mesmo sendo uma das formas de avaliação mais usadas nas organizações, algumas não dispõem de meios financeiros e legais para fazer com que os bem avaliados tenham melhores oportunidades de crescimento profissional dentro da organização. Pois a escassez dessa prática resultaria em profissionais qualificados pedindo exoneração, servidores desmotivados, cidadãos insatisfeitos com o atendimento e toda a sociedade perdendo com o tipo de serviço público.
A adequada Gestão de Pessoas visa a combater estes vícios nas organizações através da inovação, pois são elas que serão utilizadas hoje e no futuro, que serão apoiadas, que serão induzidas, que farão toda a diferença. Para além das questões ideológicas, a continuidade de determinadas atividades feitas pelo setor público depende cada vez mais de servidores dispostos, ambientados, treinados e aparelhados para promover as inovações que a Gestão de Pessoas na administração pública necessita para dar continuidade a serviços públicos de modo a promover o desenvolvimento do país.
Administração Pública, especialmente na área de Gestão de Pessoas, de maneira crítica e ao mesmo tempo exploratória no que diz respeito à necessidade de mudança, eficiência, eficácia e efetividade. Entretanto, é através do contato direto com pessoas que colocam a “mão na massa” diariamente que surgem os relatos de mudanças e de onde podem surgir novas mudanças que acompanharão as cada vez mais rápidas transformações que acontecem na sociedade brasileira.
Para o funcionamento de uma empresa ocorrer de maneira equilibrada e harmoniosa é preciso investir nos seus colaboradores. Os funcionários de uma empresa são parte fundamental do conjunto. A teoria dos recursos humanos é baseada nisso, investir, dedicar e instruir. A aprocimidade, o diálogo direto e o contato acarretam uma relação de intimidade entre trabalhadores e patrões, gerando cada vez mais a sintonia entre o conjunto da organização. Investir no bem estar de todos os colaboradores, hoje em dia, passou de seu uma opção por parte do patrão para se tornar essencial e importantícima em qualquer estabelicimento, seja privado ou público.
ResponderExcluirconcordo com a evolução da administração pública, pois a AP tem de se adaptar às novas tendências tecnológicas, culturais entre outras, só assim será possível adquirir maior sucesso e eficiência como administrador público!
ResponderExcluirAs mudanças que vêm ocorrendo na AP melhora o funcionamento do órgão público, o que torna o relacionamento entre servidor e população bastante harmonioso. Já que, o servidor passa a trabalhar de forma mais eficaz contribuindo, assim, de uma forma mais proveitosa para a sociedade. Assim, a utilização de métodos como a Capacitação e Aperfeiçoamento e as Avaliações de Desempenho Funcional contribuem de forma significativa para que a AP consiga se aperfeiçoar cada vez mais.
ResponderExcluirA AP sendo um setor que já existe a muito tempo, deve sim apresentar mudanças buscando melhorar a performance do nossos órgãos públicos, uma vez que estes apresentam grandes falhar por partes administrativas. AP irá então capacitar mais jovens para exercer cargos até então ocupados por pessoas sem menor conhecimento e ética.
ResponderExcluiresse artigo cita também como é difícil fazer mudanças e acompanhar as tendências e a tecnologia, em particular no nosso país onde nem tudo ocorre de forma homogênea e simultânea em todo o território nacional. a área de recursos humanos, já conhecida pelas iniciativas privadas, ganha espaço também nas organizações públicas e na ADM pública.
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